top of page

Mais uniformidade e produção na lavoura de tomate

Atualizado: 24 de fev. de 2023

Por ser uma hortaliça exigente em nutrientes, para atender a demanda da espécie é necessária uma recomendação criteriosa para melhorar a produção e a qualidade do produto.

O tomateiro é uma planta exigente em nutrição, por isso recomenda-se elevar a saturação por bases a 80% e o pH próximo a 6,5. Nesta faixa há maior disponibilidade dos nutrientes de modo geral. Dentre os nutrientes exigidos em grandes quantidades pelo tomateiro, o cálcio se destaca e está envolvido em todo ciclo fenológico da planta.

O Real Bio 02-06-06+14%Ca+8%S é o fertilizante indicado para o plantio do tomate, tem excelente equilíbrio

N-P-K, enxofre e ótimo teor de cálcio solúvel proveniente da alga marinha Lithothamnium sp, que tem efeito bioestimulante e promove enraizamento superior.

Efeito do Cálcio em estágios de crescimento


A quantidade de P2O5 aplicado na adubação de plantio pode chegar a 1.200 Kg/ha, grandes quantidades de fósforo pode inibir a absorção de Zinco pelas raízes e por isso recomenda-se complementar esse nutriente via foliar com Real Micros na dose média de 300 mL/100 L/aplicação. Recomenda-se também a aplicação de Initiate via gotejamento na dose de 1 L/ha, além de Zinco o Initiate contém também com efeito de estimulo ao sistema radicular a se desenvolver e aumentar a capacidade de absorção de água e nutrientes.

É comum a utilização de sais de fertirrigação na cultura do tomate e essas áreas estão sujeitas à salinização, em ambientes salinizados as raízes tem dificuldade de se desenvolver e a absorção de nutrientes é prejudicada. Para minimizar essa situação indesejada recomenda-se a aplicação de Real Gold no gotejo na dose de 2 L/ha. Deste modo, o ambiente radicular é melhorado. Há aumento da tolerância a estresses, ativação da microbiota do solo e eleva-se o aproveitamento de nutrientes aplicados.


TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA SE BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

Comments


bottom of page